sábado, 15 de março de 2008
Caminhante, a poesia de António Machado
Antonio Machado (1875-1939)
"Proverbios y cantares XXIX" in Campos de Castilla
Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar.
Caminhante, são os teus passos
o caminho e nada mais;
Caminhante, não há caminho,
O caminho faz-se a andar.
A andar faz-se o caminho,
e ao voltar a vista atrás
vê-se a senda que nunca
se há-de voltar a pisar.
Caminhante não há caminho
só sulcos no mar.
Traduzido por AF
Como se pode cruzar este poema de A. Machado com as "histórias de vida" que os adultos desenvolvem nos processos de RVCC? Estamos nas nossas sessões a "voltar a vista atrás, vendo a senda que não voltaremos a pisar"... Mas fizemos muito caminho a andar!!! Quem se sente inspirado para continuar esta reflexão!
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3 comentários:
Muito profundo, sem dúvida, este poema. E seguindo o raciocinio do professor, acho que este poema ilustra bem, em palavras, aquilo a que se resume um processo RVCC.
Mas é certo que, objectivamente, um processo RVCC de Nivel Secundário é muito mais do que isto, se considerar-mos o Referêncial que, em meu entender, é tão complexo que se chega ao cúmulo de haver formadores que não o sabem interpretar ou transpôr, para as sessões com os formandos, o que dele se pretende. Provavelmente já estou a desviar-me do tema, mas tenho que continuar e dizer isto: Tenho muito orgulho em estar a fazer o meu processo no CNO de Vizela, porque até ao momento ainda não verifiquei essa dificuldade por parte dos formadores, o que me dá garantias de estar a ser avaliado por um Centro competente. Isso já não acontece em alguns outros CNO's por este pais fora, pois conheço algumas pessoas que os frequentam, e que quando trocamos impressões sobre os nossos processos, eu verifico que no deles há um facilitismo descomunal, do tipo têm sessões de 15 minutos e o formador diz-lhes que tem 15 dias para apresentar um trabalho sobre um "Tema de Vida" sem lhes explicar o que daí pretende, ou outros que logo na primeira sessão caem em cima do Referêncial, pondo os formandos tão tontos que muitos até desistem quase antes de começarem. Mas o que é isto?!!Isto são métodos?!!!
Um Tema de Vida?!!! Isto é tão vasto que é normal os formandos não saberem para que lado se virarem. Mas todos dizem, "não se precocupem que isto é um proforma, a gente cá resolve isto e aquilo".´
É por CNO's assim, que numa grande parte da opinião pública reina a ideia de que isto é uma treta, desacreditando assim este método de validação e certificação.
É urgente inspeccionar esses centros e criar métodos homegêneos, para acabar de uma vez por todas com este clima de processo da treta.
Desculpem o desafabo e o textinho grande, Ok?
Um abraço,
Filipe Faria
..Y al volver la vista atrás...
se ve la senda, el recorrido,lo andado....
se ve lo escarpado del terreno, la aridez....
desde la altura, la elevación, la cima....
que permiten seguir andando, avanzando...
junto a los alumnos adultos
que ya pueden distinguir
el recorrido realizado.....
... olhar para o nosso passado, para o nosso percurso de vida, para as nossas aprendizagens, para os nossos erros, para as nossas opções que boas ou más, já foram tomadas no passado e que não podemos alterar, mas podemos sempre aprender e aperfeiçoar no presente e no futuro.
A nossa vida é preenchida por aprendizagens e experiências, e essas mesmas aprendizagens e experiências é que vão conduzindo e abrindo caminho ao nosso percurso de vida, ao nosso dia-a-dia e nos seguem para nos guiar a um futuro melhor e de certa forma evitarmos repetir alguns erros e opções de forma a conseguirmos um futuro mais agradável, mais capaz e mais fácil de viver.
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