sábado, 22 de março de 2008

Tap Project

Teste o seu Inglês e analise o lançamento da campanha Tap project da UNICEF (vídeo no YouTube)

7 comentários:

Filipe Faria disse...

Olá professora Ivaneide,

Não se terá enganado no título do post? Não quererá dizer TAP em vez de TOP Project? É que só assim aparece no YouTube um vídeo relacionado com a UNICEF. Partindo do principio que se tratou de um erro de digitação e que o vídeo a que se refere é este que está em http://br.youtube.com/watch?v=3OmN4B7yyS8, passo a fazer o meu comentário.
Antes de prosseguir gostaria de dizer que, enquanto andava às voltas à procura deste vídeo, o dia 22 de Março, dia mundial da água, passou-me completamente ao lado. Depois de ver o vídeo, provavelmente nunca mais me esquecerei deste dia.
Está iniciativa é tão fantástica quanto simples. Acho que a pessoa que teve a ideia de sensibilizar as pessoas para este problema e ao mesmo tempo arranjar uma solução tão simples – que basicamente passa por convidar as pessoas que frequentam os restaurantes, aderentes à iniciativa, a doarem 1 Dollar por um copo de água da torneira que habitualmente têm de graça, revertendo esse dinheiro a favor da UNICEF, que por sua vez tratarão de fazer todos os esforços para garantir água potável e proporcionar condições básicas de saneamento às populações mais carenciadas de todo mundo – merece com toda a certeza o Prémio Nobel da Paz. Tenho muita pena que esta onda de sensibilização tenha ocorrido apenas nos E.U.A, apesar de já correr mundo nos meios de comunicação. Acho que esta campanha poderia obter muitos mais e bons resultados se lançada à escala mundial. Oxalá o façam.
Pessoalmente, pagaria de boa vontade 1 euro a mais, todos os meses, na minha factura da água, se a empresa que me fornece tomasse a iniciativa de criar um fundo para onde os consumidores aderentes pudessem contribuir, revertendo esse fundo para a UNICEF e sua causa. E se isto fosse feito à escala nacional ou até mesmo mundial, penso que este problema ficaria solucionado. Quando vi o vídeo, a minha primeira conclusão foi: é impressionante como 1 simples Dollar, ou Euro se quisermos, dá para uma criança ter acesso garantido a água potável durante 40 dias.
Se fizermos uma reflexão, verificamos que isto é ainda mais impressionante quando nós, e muita gente um pouco por todo o mundo, gastamos esse Dollar e muitos outros iguais mal gastos, para além de desperdiçarmos diariamente alguns litros de água.
Visto desta forma, a mim, faz-me sentir desumano quando rego alegremente o meu jardim. Explique-me agora como é que vou ter coragem para o fazer, sabendo eu que durante os 15 minutos que demoro a regar o meu jardim cerca de 60 crianças morrem, por esse mundo fora, de sede ou de problemas relacionados com a falta de água potável. Neste momento o meu contributo para esta causa, além de tentar poupar mais água, vai passar pela divulgação do vídeo, juntamente com um Link do site oficial «Tap Project», no meu Blog e desta forma ajudar a campanha de sensibilização, independentemente do Dia Mundial da Água já ter passado.

Filipe Faria

P.S. Precisamente quando ia colocar o meu comentário, reparei que já tinha corrigido o título do post e inclusive colocado o vídeo, porem, o meu comentário já estava redigido e por isso não o alterei.

Patrik disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Francisco Xavier Machado disse...

Hi professor Ivaneide, how do you do...
About video you put in cno blog, I confess I didn’t remember a second about International Day of Water. I pay a lot on water’s bill and I know that the resources of safety water are missing in some parts of the world. Just an organization like Unicef could do same thing like that. Move a city around a campaign and improvise money for get water to those who need it. That’s amazing like we don’t make any idea about the problems some countries have to give the minimal quality water to their people. By now, people of New York gave one dollar during a day when they went to a restaurant to eat. And Unicef accepts a dollar in their water’s bill. So, as it is showed on movie, in two million nine the campaign will be implanted in many cities of the world. Let’s hope Unicef makes a good work again and move in all the world, all kind of people they did in NY.
Water’s problem is serial and mostly of us doesn’t know how serial it is because we don’t miss it. That’s true that we have the responsibility to care about the future, our future and earth future.
My compliments professor Ivaneide and thanks for remind us about this day.
By the way, don’t forget sow this comments to English teacher.
Bye...

Hélder Araújo disse...

É realmente uma iniciativa excelente, tal como o Filipe, também eu não me importava de pagar a mais 1€ para ajudar quem realmente necessita!!! Mas também nós no meio em que vivemos, não podemos pensar que é só com os outros que acontece, pois cada vez mais as reservas de água potável estão mais baixas, embora vivamos no planeta azul, que é constituido maioritariamente por água, apenas uma pequena percentagem é potável e cada vez mais o Mundo evolui e polui mais, por cada dia que passa as reservas de água potável diminuem. Nos dias de hoje as "guerras" são pelo petróleo, mas penso que a curto prazo a "guerra" vai ser pela água potável, porque a água é a fonte da vida, poucas pessoas pensam no assunto, mas será que existe vida sem água??? Também eu deixo esta reflexão!!!

Unknown disse...

Tienes mucha razón....la guerra no será por el oro negro(petróleo) será por eloro azul ( agua).
En Argentina, se recuerda el dia internacional del agua...y hoy 31 de marzo en mi país es el dia nacional del agua....Este día fue instituido en 1970 con el fin de estimular la conciencia en el uso de los recursos hídricos del país.

Si bien ahora se cuestiona seriamente si el agua es un derecho o un recurso, la concientización acerca de su importancia no debe ser puesta en tela de juicio.

América Latina necesita una inversión de 6000 millones de dólares anuales para dar acceso a agua potable y saneamiento a nueve millones de personas. Estos datos constan en el Informe Anual del Foro Mundial del Agua que se desarrolla en México.

Como dato adicional, digamos que una de cuatro personas en América Latina vive en asentamientos precarios, con lo cual el acceso a la higiene es más difícil.

Fuente: Revista "El Mirador"
gracias por permitirme participar

mis cariños sinceros
cristina

Ivaneide Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivaneide Mendes disse...

Fico muito feliz em partilhar convosco estas ideias. Pena que nem todos os formandos colaboram.