segunda-feira, 7 de abril de 2008

Passos para a criação de um Portefólio.

citado de rvccno.blogspot.com, Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2008

"1. Estabelecer um conjunto de regras básicas para a colecta de itens que devem ser arquivados para a pesquisa;
2. Colectar mostras dos trabalhos e material de pesquisa: fotografias, registros escritos, avaliações, desenhos, entre outros;
3. Registrar, arquivar e documentar o trabalho, durante todo o seu desenvolvimento;
4. Transformar os registros em material de consulta e reflexão contextualizada;
5. Preparar e conduzir pesquisas e entrevistas, tabular dados e registrar resultados em tabelas e gráficos, organizando as informações;
6. Realizar registros sistematizados, usando fundamentação teórica e referências bibliográficas. Confrontar os conhecimentos do senso comum com os conhecimentos teóricos;
7. Realizar registros de caso: observações, análises, avaliações e reflexões sobre o trabalho desenvolvido com a turma. Estes registros estão relacionados com a conduta e as interacções do próprio autor (Mediador/Profissional/Formadores), seus valores, seus costumes e principalmente seu envolvimento com os alunos, com a família e a comunidade escolar, registrando a aprendizagem e revendo conceitos;
8. Preparar “memórias”, suas e dos alunos que contenham: plano de acção, os progressos conseguidos, o desenvolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, as dificuldades, hipótese e alternativas possíveis;
9. Reunir com os alunos e outros colegas para socialização dos registros, avaliação e novos encaminhamentos que contribuam para o sucesso do trabalho;
10. Ao final das actividades, o Portefólio estará pronto e será um arquivo, um documentário demonstrativo do trabalho realizado por todos os envolvidos no processo de construção de conhecimentos."
Fonte e mais informação aqui.

2 comentários:

Jorge Coelho disse...

Gostava de saber porque é que neste texto estão escritas as palavras "registros" e "registrar" e não "registos" e registar"?

Antero Ferreira disse...

É fácil Jorge... Como deves ter reparado o autor deste post, João Lima, está a citar um documento que identifica no final, passo a citar:
"Fonte e mais informação aqui."

Se seguires a ligação que está na palavra "aqui", vais seguir para o documento original que se chama "O que é e porque usar o portfolio", da autoria de Cedna Maria Silva Lellis,e que está alojado no sítio da Prefeitura Municipal de Uberaba no Brasil!

Ainda não são efeitos do acordo ortográfico, mas sim a citação de um documento de origem brasileira, com várias palavras que nós não utilizamos habitualmente como "colectar", no sentido de recolher, "tabular dados", etc.

Trata-se, contudo, de um documento com pistas interessantes, que podemos utilizar nos nossos trabalhos.