Reparei ontem nesta notícia curiosa, um escultor a partir de chaves e outros pequenos objectos doados por mais de 14 mil pessoas realizou uma estátua do famoso e mediático guerrilheiro. A estátua foi transportada em cortejo na cidade de Buenos Aires na Argentina. Coloco aqui uma notícia sobre o acontecimento.
"Folha Online" (Brasil, 29 de Maio de 2008)
Uma estátua de bronze do guerrilheiro Ernesto Guevara da Serna, o Che, percorreu hoje as ruas de Buenos Aires em comemoração ao 80º aniversário de seu nascimento, como despedida simbólica da cidade, antes de ser embarcada para Rosário --terra natal do guerrilheiro argentino.
Centenas de pessoas saudaram a estátua de Che, que estava sobre um caminhão e percorreu as principais vias do centro de Buenos Aires.
A estátua, obra do escultor Andrés Zerneri, mede quatro metros de altura, pesa três toneladas e apresenta Che de corpo inteiro, caminhando com a mesma expressão de uma imagem do fotógrafo cubano Alberto Korda.
O trabalho foi possibilitado pelas contribuições de 75 mil chaves e pequenos objetos de bronze doados por mais de 14 mil pessoas, os quais Zerneri fundiu e transformou na homenagem.
Durante a lenta passagem do caminhão, passantes e curiosos aplaudiam, gritavam, cantavam e fotografavam a estátua.
O "passeio" de Che foi um ensaio para as comemorações preparadas em Rosário para o dia 13, com concertos, conferências e apresentação de documentários filmes sobre a vida do líder da Revolução Cubana.
Zerneri, que hoje reconhecia que se sente "emocionado" e "esperançoso" pelo apoio que teve sua obra, aproveitou o percurso da escultura para posar para fotos em frente à estátua de Che mostrando uma chave na mão.
Marcos Brindicci/Reuters
Para saber mais sobre o Che podem consultar esta página.
Sem comentários:
Enviar um comentário