domingo, 24 de outubro de 2010

Valorização Profissional das Novas Oportunidades

O Jornal de Notícias publicou no dia 23 de Outubro uma notícia que apresenta novos resultados da avaliação da Iniciativa Novas Oportunidades, promovida pela ANQ e levada a cabo pela equipa da Universidade Católica, liderada por Roberto Carneiro. Destaco alguns pontos importantes.

“Cerca de 10% dos formandos do Novas Oportunidades conseguiu um aumento do vencimento após ter na mão o diploma de reconhecimento de competências, aponta um estudo da Universidade Católica sobre a percepção e os níveis de satisfação deste programa.

Criado em 2006 para a qualificação e certificação de competências da população adulta, o programa continua a não conseguir atrair população com menos de 30 anos e mulheres de idade superior a 50 anos. Mas quem conclui o Iniciativa Novas Oportunidades (INO) reconhece grandes benefícios a nível pessoal, familiar e, acima de tudo, profissional.

Aumento de vencimento, progressão na carreira, maior estabilidade no emprego e, até, uma melhor conjugalidade - por diminuir as assimetrias educativas entre os membros de um casal -, foram apenas algumas das respostas dadas por um universo de 1500 pessoas, que participaram numa avaliação externa realizada pelo Centro de Estudos da Universidade Católica sobre o programa. Um trabalho que se limitou a analisar, essencialmente, a percepção dos formandos sobre o Novas Oportunidades e o impacto nas suas vidas pós-diploma.

Um em cada dez ex-formandos empregados admitiu que o salário cresceu após a validação de competências e 27% confessaram que passaram a ter uma maior confiança das chefias, tendo, até, aumentando a subordinação de terceiros. Os empresários também se mostraram agradados com a valorização da mão-de-obra.

Relativamente aos desempregados e o efeito no seu regresso ao mercado de trabalho, após o INO, o estudo nada apontou.

Segundo o coordenador do trabalho, o ex-ministro da Educação Roberto Carneiro, o facto de 32% dos ex-formandos admitirem ter benefícios com o programa acaba por não ser, ainda assim, um resultado "suficientemente positivo".”

Sem comentários: